Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Dr. Glauco Danille Fagundes

1 avaliações
Conselho Regional: CRM/SC 5722

Pediatria

Consultórios de Dr. Glauco Danille Fagundes

 Criciúma/SC

Rua Augusto dos Anjos, 270 Pio Corrêa

Últimos artigos de Dr. Glauco Danille Fagundes

PUERICULTURA

02/04/2018

Pediatria é a especialidade da Medicina que atende a criança desde o nascimento até a adolescência. Faz parte da Pediatria a prática da puericultura e também o diagnóstico e tratamento clinico das doenças que afetam criança e adolescentes.

A Puericultura é a área da pediatria que acompanha a criança obsevando o crescimento e o desenvolvimento físico e motor, a linguagem, aspectos emocionais e a aprendizagem cognitiva. São observados cada um desses aspectos, como também avaliado como a criança se utiliza deles para se relacionar com outros indivíduos adultos e crianças. Com a puericultura, objetiva-se detectar problemas precocemente, estabelecer diagnóstico de falha ou atraso do desenvolvimento e intervir diante das alterações que ocorrerem.

A vigilância do desenvolvimento infantil é fundamental em toda consulta pediátrica. O conhecimento do desenvolvimento normal da criança possibilita a identificação de atrasos, desvios e transtornos que possam ocorrer durante esse processo biopsicossocial.

Em cada consulta o pediatra vai acompanhar a evolução da alimentação, das vacinas, desenvolvimento motor e cognitivo, condições de higiene e rotina diária da criança. O acompanhamento do crescimento é feito pela medição periódica do peso, da altura e do perímetro cefálico e sua análise em tabelas e gráficos, são indicadores das condições de saúde das crianças. Em cada consulta, bebês, pré-escolares, escolares e jovens têm seu crescimento e seu desenvolvimento avaliados. Crescimento é o ganho de peso e altura, que termina ao final da adolescência. O desenvolvimento é qualitativo, envolve aprender a fazer coisas, evoluir, tornar-se independente e é um processo contínuo.

Mudanças no estilo de vida das crianças com baixa frequência de atividade física e acesso fácil a alimentos com alto teor calórico causaram uma alteração no perfil de crescimento com tendência a sobrepeso e obesidade, devendo estes aspectos serem considerados durante as consultas.

A obesidade na infância e adolescência é considerada uma pandemia, com elevados custos para os sistemas de cuidado à saúde em todo o mundo. Jovens obesos apresentam maior probabilidade de desenvolver fatores de risco cardiometabólicos, diabetes, hipertensão entre outros. A atividade física durante a infância e a adolescência pode contribuir para o enfrentamento da obesidade por três caminhos: I) auxilia no equilíbrio do balanço energético e, consequentemente, na prevenção e tratamento da obesidade e de doenças relacionadas à obesidade nesta fase da vida; II) Jovens ativos tendem a se tornar adultos ativos, aumentando o gasto energético durante todo o ciclo de vida; III) Jovens ativos possuem menor probabilidade de desenvolver obesidade e doenças relacionadas à obesidade na fase adulta.

O pediatra além de ver a criança que está na sua frente deve projetar este indivíduo no futuro, auxiliando para que se torne um adulto independente, saudável e integrado socialmente.  

Andrielen

ótimo pediatra sempre muito atencioso e tira todas as nossas dúvidas.

© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia