ALINHADORES ESTÉTICOS

ALINHADORES ESTÉTICOS

Compartilhe:

Eles conquistam cada vez mais adeptos entre pacientes e ortodontistas

Alinhadores estéticos removíveis não são exatamente uma novidade na Odontologia. Não, longe disso. Os primeiros teriam surgido na década de 1940, um trabalho pioneiro de Harold Dean Kesling, no entanto, com o avanço da tecnologia e o surgimento da era digital na Odontologia, temos hoje um aumento vigoroso das indicações de uso destes dispositivos, justamente pela precisão com que são realizados, pela melhor previsibilidade dos resultados obtidos e a facilidade na sua produção.

A principal mudança para a Odontologia em geral e aqui incluo a Ortodontia, ocorreu com o advento da digitalização 3D. É através dela que o escaneamento digital e a impressão 3D são realizados.

Mas afinal, o que são os alinhadores ortodônticos?

São aparelhos removíveis transparentes, confeccionados de forma individualizada, ou seja, são personalizados para cada paciente. O seu planejamento envolve uma série de exames específicos como fotos, radiografias e um escaneamento intraoral.
A partir disso, um detalhado e minucioso planejamento virtual é realizado pelo ortodontista. Este planejamento virtual ortodôntico, chamado de “Setup”, é necessário para determinar qual será a posição final dos dentes.
Ao final do planejamento, quando o ortodontista e o paciente aprovarem o plano de tratamento proposto, ele é enviado a empresa fabricante para que seja produzido um conjunto de alinhadores, que serão trocados pelo próprio paciente, de acordo com a orientação do ortodontista.

Expectativas estéticas no tratamento Ortodôntico?

Se você prioriza a estética ao procurar por tratamento ortodôntico, você não é o único. Cerca de 90% dos pacientes que procuram tratamento ortodôntico, o fazem pela estética. Sendo assim, não há como questionar que o tratamento com alinhadores invisíveis é um dos segmentos de maior crescimento dentro do mercado ortodôntico. Gierie, JCO Dec. 2018

Vantagens deste tratamento

*Estética: são discretos e super transparentes, passa despercebido pela maioria das pessoas.
*Conforto: comparados aos aparelhos fixos convencionais, fios e braquetes, os alinhadores são muito mais confortáveis.
*Fácil higienização: por serem removíveis, permitem a limpeza normal dos dentes.
*Alimentação: com os alinhadores a alimentação pode ser feita sem restrições.
*Rapidez: por ser altamente preciso, o tratamento com alinhadores tende a ser muito mais rápido se comparado ao tratamento convencional.

É importante destacar aqui que o resultado do tratamento dependerá do correto planejamento por parte do ortodontista e do uso correto do aparelho por parte do paciente.
E aí, preparado para experimentar o que a tecnologia aliada a ortodontia tem de melhor?
Procure seu Ortodontista e agende uma consulta.

 

Outros artigos