CONSULTA PEDIÁTRICA PRÉ-NATAL

CONSULTA PEDIÁTRICA PRÉ-NATAL

Compartilhe:

Importante aliada na preparação da chegada do bebê

Apoio profissional é fundamental para anteceder riscos e garantir a saúde da criança.

É sempre necessário lembrar que os preparativos e cuidados com o bebê iniciam muito antes do nascimento, no entanto, é preciso reforçar ainda a importância de um grande e indispensável aliado nesse processo: o médico Pediatra.
A consulta pré-natal pediátrica, no terceiro trimestre da gestação, é fundamental para minimizar riscos e garantir uma adequada preparação e a prevenção de futuros problemas para o bebê.
Nessa consulta criamos um vínculo importante entre o pediatra e a família, esclarecemos diversas dúvidas e orientamos os familiares sobre os cuidados que o bebê irá precisar, além de estimular para a fase da amamentação. Tudo deve ser pensado para auxiliar e preparar este momento tão importante: a chegada do bebê.
Entre os principais pontos positivos da consulta pré-natal, com o pediatra, estão a redução da mortalidade infantil, o início da assistência à criança preparatória ao nascimento, a identificação precoce de situações de risco por meio da coleta de dados sobre a saúde dos pais, como também, o de estabelecer um importante vínculo entre o profissional e a família que passa a ser fortalecido com o nascimento da criança.
A Sociedade Brasileira de Pediatria reforça que o período dos primeiros mil dias de vida (que começa a ser contado desde a concepção até os dois anos de idade) é decisivo para a definição da saúde da criança e do futuro adulto.
É nesse período que a morbimortalidade infantil pode ser reduzida por intervenções adequadas do sistema de saúde, da família, do obstetra e do pediatra por ações básicas como acesso a um pré-natal estruturado, nutrição adequada na gestação, suplementação de ferro e de ácido fólico, realização de exames, assistência médica para o parto, pediatra em sala de parto e acompanhamento de puericultura desde a primeira semana de vida pós-natal. Por todos esses motivos a preocupação com o bebê antes mesmo do nascimento é importante.
A consulta deve ser realizada por todas as gestantes, não somente por aquelas com classificação de gestação de alto risco ou que estejam em sua primeira gestação. É preciso ter em mente que a consulta é muito importante para a promoção da saúde, do bem-estar e prevenção de doenças do bebê que está chegando.
É a construção de uma rede de profissionais que assegura a segurança do bebê e da família. É a garantia de segurança e conforto para que o novo membro da família seja recepcionado da melhor forma possível, tanto pelo lado afetivo quanto pelo lado da saúde, afinal, o que todos desejam é que tudo transcorra na maior tranquilidade possível.
Durante a consulta pré-natal, aproveite para tirar suas dúvidas. E se você for mamãe de primeira viagem, acredite, serão várias. Pergunte sobre tudo: amamentação, cólicas, posição recomendada para o bebê dormir e sobre o que mais você precisar. O apoio pediátrico é extremamente importante.

Outros artigos