HARMONIZAÇÃO OROFACIAL: A NOVA FACE DA ODONTOLOGIA MODERNA!

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL: A NOVA FACE DA ODONTOLOGIA MODERNA!

Compartilhe:

Conheça os procedimentos que podem ser aliados não apenas da estética,mas também da saúde

A odontologia, assim como as ciências da saúde em geral, vem buscando tratamentos que possam integrar a saúde e a estética de forma responsável, devido à grande procura dos pacientes por procedimentos na área da harmo-nização, principalmente a facial.
Ao mesmo tempo que é fascinante, o estudo do rosto, sorriso, forma e saúde dos dentes, gengivas, tecidos moles e a ação das musculaturas e bases ósseas que compõe a estrutura facial, também traz grande responsabilidade, uma vez que as estruturas corporais e principalmente as faciais são extremamente complexas e delicadas.
Um dos grandes aliados da harmonização é o Ácido Hialurônico, que está presente no nosso organismo e tem como função hidratação e lubrificação, sendo usado como material preenchedor temporário (é reabsorvido pelo organismo de forma gradual) para corrigir depressões, sulcos, rugas, tratamento de envelhecimento facial, para volumizar áreas como lábio, malar, contorno da mandíbula, olheiras, entre outras. As técnicas utilizadas são minimamente invasivas e a utilização de anestésicos locais torna os procedimentos indolores, proporcionando mais conforto para os pacientes.
Apesar de a harmonização orofacial ser mais conhecida devido a parte estética, a maior parte dos procedimentos possuem outras funções, como por exemplo aplicação de toxina botulínica para relaxamento dos músculos faciais, que é utilizada também para bruxismo (hábito de ranger os dentes) e alguns tipos de enxaqueca, assim como assimetrias causadas por paralisia facial ou ação exacerbada de músculos; a bichectomia (remoção do tecido gorduroso da região da bochecha), além de deixar traços mais leves e harmônicos, é utilizada em tratamento de lesões de mordedura repetitiva na parte interna das bochechas; preenchimento da região do queixo (mento) que muitas vezes é realizado para finalizar tratamentos ortodônticos (aparelho) em que o paciente tem deficiência mandibular, entre outros.
Antes de realizar qualquer procedimento estético uma avaliação com um profissional capacitado é essencial. A pre-venção é sempre o melhor tratamento!

Outros artigos