NUTRIÇÃO E FERTILIDADE

NUTRIÇÃO E FERTILIDADE

Compartilhe:

O que é Infertilidade?
É uma doença do sistema reprodutivo definido pela falha em conseguir uma gravidez clínica após 12 meses ou mais de relações sexuais desprotegidas. A avaliação da capacidade de engravidar depende da fertilidade normal tanto do homem quanto da mulher. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a infertilidade afeta aproximadamente 80 milhões de pessoas, sendo que no Brasil chega a cerca de 8 milhões.
O que a Nutrição pode fazer por você?
Você já deve ter ouvido falar da importância da alimentação balanceada para que o nosso corpo possa verdadeiramente nutrir-se daquilo que faz bem, por isso, uma alimentação rica em nutrientes que priorizem a fertilidade, contribuem para o tão esperado positivo.
Quando devo procurar um Nutricionista Especialista em Fertilidade?
Deve acontecer antes mesmo das tentativas, quando a maternidade está sendo planejada. O ideal é que o processo de preparação para a gestação comece um ano antes da tentativa de concepção, com um mínimo três meses de antecedência.
Programação Metabólica
É o processo de preparação para a gravidez que contribui para uma gestação equilibrada, melhorando as chances em correr tudo bem, garantindo um bom aporte de nutrientes para a mulher, seu companheiro e seu filho. Nesse período, é possível ajustar os níveis de micronutrientes e eliminar as toxinas ambientais do organismo que influenciam diretamente na saúde e qualidade de vida da criança que vai nascer. Em muitos casos, ajustes nutricionais são suficientes para que a gravidez aconteça naturalmente. Casais que têm uma dieta balanceada e praticam atividade física, têm mais chances de conceber naturalmente, diminuindo as chances de aborto.
Alimentos que melhoram a fertilidade
De forma geral, alguns alimentos e nutrientes específicos podem auxiliar na programação metabólica, são eles:
- Vitamina E: Saúde dos óvulos ? semente de girassol e semente de abóbora.
- Colina: Qualidade placentária ? Ovos, leite e brócolis.
- Geleia real: Crescimentos dos folículos e redução do envelhecimento ovariano
- Coenzima Q10: Qualidade ovariana e Boa genética do embrião ? feijão, gergelim e espinafre.
- Vitamina C: Vida aos espermatozoides ? vegetais verdes, kiwi e frutas cítricas.
- Zinco: Quantidade de espermatozoides ? castanha do Brasil, frutos do mar e gérmen de trigo.
- Carnitina: Energia e mobilidade aos espermatozoides ? Carnes em geral, leite e derivados
- Ômega 3: Melhora as chances de fecundação? Peixes de água fria (salmão, sardinha, atum)
Quando falamos de fertilidade, é preciso entender que não existe milagre, nem fórmula mágica para tornar a gravidez possível. Muitos são os fatores que contribuem para a dificuldade de engravidar e diversas são as possibilidades de intervenção. Dietas extremamente restritivas são o oposto da fertilidade. O objetivo é sempre ganhar saúde e preparar seu corpo. A nutrição é para nutrir vidas.

Mais artigos de Juliana Perin Zanini