RINOPLASTIA COM ENXERTO DE CARTILAGEM DE COSTELA

RINOPLASTIA COM ENXERTO DE CARTILAGEM DE COSTELA

Compartilhe:

A rinoplastia é a cirurgia plástica que visa melhorar aspectos do nariz, sejam estéticos, como formato, tamanho, projeção da ponta e outros, quanto funcionais, quando há distúrbios respiratórios relacionados. O objetivo do cirurgião é sempre manter uma estética harmoniosa com o restante da face e preservar a capacidade respiratória do paciente. Para tal, ao mesmo tempo em que remove os excessos que causam as insatisfações, deve-se ter cuidado em manter as estruturas resistentes. Nesse processo, o uso do enxerto de cartilagem torna-se essencial.

O enxerto é uma opção cirúrgica desenvolvida visando transplantar tecidos que não possuem vasos sanguíneos. Um dos tipos de enxertos usado na rinoplastia é o autógeno, que se trata de quando a cartilagem é retirada do próprio corpo do paciente.

A rinoplastia com cartilagem de costela nada mais é que uma rinoplastia estruturada em que são utilizados enxertos de cartilagem de outro local ao invés da cartilagem do septo nasal. A rinoplastia com costela costuma ser realizada com anestesia geral. Em muitos casos, a certeza da necessidade de retirada de cartilagem de costela só é obtida durante o procedimento, quando o cirurgião realiza a retirada da cartilagem do septo e avalia se a qualidade e quantidade de material (cartilagem) será suficiente para a estruturação do nariz.

A cartilagem da costela costuma ser retirada da parte direita do tórax, por uma pequena incisão, de 2 a 3 cm, localizada no sulco da mama (dobra da mama das mulheres, ou a uma distância média de 5 cm abaixo da aréola nos homens). Por este acesso é retirado um fragmento de aproximadamente 4 cm da porção de cartilagem contida na costela, não trazendo nenhum prejuízo futuro ao paciente. 

Quando pode ser necessário utilizar a cartilagem da costela?

 

  • Em casos em que a pessoa já sofreu outra cirurgia nasal;

  • Quando precisamos aumentar o dorso do nariz;

  • Quando o nariz não possui sustentação;

  • Quando precisamos de enxertos firmes.

Ainda que seja uma cirurgia mais longa e minuciosa, é extremamente segura.

A rinoplastia com costela costuma ser uma cirurgia mais complexa, por isso deve ser realizada por um especialista em rinoplastia, pois exige que o cirurgião tenha um vasto conhecimento e experiência na área, além de se manter sempre atualizado.

 

 

Mais artigos de Dr. Rafael Búrigo Locks