SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: O QUE É?

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: O QUE É?

Compartilhe:

Fique atento aos sintomas, como: dormência ou formigamento do polegar, indicador, dedo médio e metade do dedo anelar
A síndrome do túnel do carpo, é causada por uma compressão de um nervo periférico na altura do punho, os sintomas são dormência ou formigamento do polegar, indicador, dedo médio e metade do dedo anelar, os sintomas são mais frequentes a noite ou durante alguma atividade física. Dor, diminuição de força, atrofia muscular também podem estar presentes.
Entre as causas mais comuns estão as lesões por esforço repetitivo, Diabetes Mellitus, hipotireoidismo, gravidez entre outras. O diagnóstico é feito através de uma avaliação clínica e um exame físico detalhado com profissional da área, alguns exames complementares como a ultrassonografia e a eletroneuromiografia ajudam a confirmar a lesão e o grau de comprometimento.
O tratamento por ser clínico nos casos iniciais, com o uso de medicações, fisioterapia, órteses ou através de infiltrações, ou cirúrgicos nos casos crônicos ou graves. A cirurgia pode ser realizada pelo método convencional, através de uma incisão no punho ou pelo método mais moderno por via endoscópica. Se diagnosticada tardiamente ou se o tratamento não ocorrer de forma adequada, a síndrome do túnel do carpo pode causar complicações a longo prazo e irreversíveis. Em caso de dúvida procure um especialista e faça uma avaliação.

Mais artigos de Dr. Rafael Roberg da Silva