TER SPOTTING É NORMAL?

TER SPOTTING É NORMAL?

Compartilhe:

“Spotting” ou “escape” é o nome que damos a pequenos sangramentos que ocorrem fora do período menstrual, geralmente com coloração marrom.
Existem várias causas, uma muito frequente no consultório é por uso de anticoncepcional. Ele é um efeito colateral que pode ocorrer durante a adaptação - de início ou retomada - do hormônio (geralmente nos 3 primeiros meses) ou, quando em uso contínuo, por atrofia do endométrio. Isso não significa que não esteja funcionando!!! Se caso persista por mais de 1-2 dias ou durar mais que 3 meses, converse com seu ginecologista.
Pode acontecer com qualquer método hormonal, seja ele: pílula, injetável, anel, adesivo ou DIU.
Para que isso não ocorra: utilize todos os dias (sem esquecer!) e mais ou menos no mesmo horário. O mesmo serve para os outros métodos: realizar aplicação/troca na data indicada.
Outras causas de spotting: gravidez, ovulação, alterações no equilíbrio hormonal ou infecções (vaginal, cervical ou uterina)
ATENÇÃO!!! Caso o escape esteja acompanhado de: dor pélvica, febre, mal estar e náuseas, procure um ginecologista.

Mais artigos de