Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Dr. João Henrique Araújo

1 avaliações
Conselho Regional: CRM/SC 15966 / RQE 13313 - 10795

Anestesiologia/Clínica de Dor

Sobre mim

Anestesiologista | Área de Atuação em Dor | Tratamento Intervencionista da Dor

- Membro da SOBRAMID Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor
- Membro Titular da IASP (International Association For the Study of Pain)
- Membro Titular da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED)
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Anestesiologia- RQE 10795
- Título de Especialista Anestesiologia pela AMB/SBA
- Título de Área de Atuação em Dor conferido pela AMB RQE- 13313
- Aperfeiçoamento em Tratamento Intervencionista da Dor na Singular - Centro de Controle da Dor.
- Estágio no Hospital das Clínicas de Riberão Preto - São Paulo (Serviço de Dor)
- Residência Médica em Anestesiologia no Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão/SC)

Consultórios de Dr. João Henrique Araújo

 Criciúma/SC

Rua Vital Brasil, 455 Cruzeiro do Sul

Últimos artigos de Dr. João Henrique Araújo

RADIOFREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DA DOR

02/04/2018

O uso da Radiofrequência tem se mostrado um importante aliado no tratamento de diversos tipos de dores.Graças aos avanços tecnológicos que permitiram a ampliação no uso da técnica, é possível oferecer aos pacientes essa alternativa moderna, seguraminimamente invasiva e muito eficaz de terapia. 
Inclusive, não é exagero dizer que a prática é atualmente uma das principais indicações para o alívio de múltiplas dores. 
No Brasil, segundo a SBED (Sociedade Brasileira do Estudo da Dor), cerca de 60 milhões de pessoas convivem com algum tipo de dor, sofrendo com o desgaste físico e emocional por ele ocasionado.

Indicações para o tratamento por Radiofrequência:

-Artrose da coluna;
-Dores de origem discogênicas;
-Pacientes com neuralgia trigeminal e occipital;
-Dores de cabeça;
-Dor crônica na coluna, pernas, ombros e pescoço.

Como funciona a técnica:

Existem três tipos de Radiofrequência. Na Convencional, um gerador de radiofrequência emite uma onda levada por cabo até um eletrodo colocado em uma agulha. Essa agulha é inserida por meio da pele e queima o nervo, impedindo, desta forma, que ele conduza o sinal da dor para o cérebro. Na Radiofrequência Pulsátil, o gerador emite ondas pulsadas e não contínuas como no caso anterior. O seu uso está associado às estruturas nervosas que, além de carregar os sinais da dor, também são responsáveis pela atividade motora de músculos. Como é pulsada, a técnica não queima o nervo, portanto, não causa danos às funções motoras. Por fim, a Radiofrequência Resfriada trabalha com gotejamento de soro com íons na ponta da sonda, ampliando o volume de calor produzido em até oito vezes. Essa modalidade é indicada para nervos anatomicamente variados e de tamanhos maiores.Independentemente do tipo de Radiofrequência aplicada, a lógica é a mesma: bloquear as fibras nervosas que geram a dor, interrompendo a comunicação do nervo com o cérebro. Com o alívio da dor, o paciente é capaz de retomar atividades prejudicadas pelo desconforto, além de diminuir o uso de medicamentos.
Nos três casos, a Fluoroscopia é utilizada para a localização exata dos pontos a serem atingidos. Trata-se de uma câmera de vídeo acoplada a um equipamento de Raio X, que permite fazer o procedimento com mais segurança e exatidão, minimizando os riscos de lesões. Outra possibilidade com a mesma função é o uso do ultrassom. O emprego de um ou de outro vai depender da indicação clínica e do profissional que for realizar a Radiofrequência.
O tratamento costuma durar de 6 meses a um ano. Durante esse período, é interessante que o paciente faça algum tipo de reabilitação, como fisioterapia a fim de buscar a não recorrência da dor. Caso ela volte, é possível repetir o procedimento, lembrando que, por ser minimamente invasivo, proporciona uma rápida recuperação com resultados significativos para quem quer se ver livre das dores, ganhando mais qualidade de vida.   


Consuelo

Muito bom profissional, recomendo.

© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia