Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Dr. Sergio Koloszwa

Conselho Regional: CRM/SC 25609 | RQE 16148 - 16149

Acupuntura/Fisiatria

31/08/2018   Dr. Sergio Koloszwa
FISIATRIA E ACUPUNTURA: CONTRA DOR, PARA REABILITAR

Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves como dores nas costas (lombalgia), tendinites, dores musculares até lesões mais graves como seqüelas de um "derrame" cerebral (acidente vascular cerebral) e amputados.

Seu objetivo é restabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença utilizando múltiplos recursos e, muitas vezes, trabalhando em associação com outros profissionais de saúde.

O tratamento proposto pode envolver a prescrição de medicamentos, infiltrações (com anestésicos e corticoides para casos de dor ou toxina botulínica para casos de espasticidade), acupuntura, técnicas de agulhamento seco e indicação para fisioterapia, terapia ocupacional ou psicoterapia.

Em resumo, o Médico Fisiatra é o clínico especialista em dor e reabilitação.

DOR MUSCULAR

Uma das condições tratadas pelo fisiatra é a dor muscular, muitas vezes negligenciada ou confundida com outras síndromes dolorosas, como as tendinites, bursites ou fibromialgia. 

Os músculos formam o maior órgão do corpo. Eles se recuperam rapidamente de um acometimento; porém, ocasionalmente, desenvolvem uma área dolorosa, o Ponto Gatilho Miofascial, que pode ser definido como um local muito doloroso dentro de uma faixa tensa de tecido muscular. A presença do ponto-gatilho associado a uma disfunção caracteriza a Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM). 

Comprovadamente, uma das mais eficazes formas de tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial é o agulhamento seco.

O agulhamento seco utiliza uma agulha fina, tal como utilizada na Acupuntura, e depende da estimulação e de reações no tecido muscular para obter seu efeito terapêutico. A ocorrência de contração muscular, denominada “twitch”, que é desencadeada na introdução de uma agulha, é sinal típico da SDM. É uma técnica relativamente nova usada por médicos em todo o mundo como parte do tratamento complexo de síndrome dolorosa miofascial crônica. 

ELETROACUPUNTURA

Outra técnica eficaz no tratamento da dor é a Eletroacupuntura (EA). É uma modalidade recente, utilizada para potencializar o efeito da Acupuntura em uma variedade de condições. Na EA, há uma passagem de uma corrente de pulso através dos tecidos do corpo por meio de agulhas de acupuntura, com fins de potencializar efeitos terapêuticos ou analgésicos.

As agulhas estimulam as fibras nervosas no músculo, e podem ser mais eficazes se eletricamente estimuladas, visando produzir contrações musculares locais. Estas fibras nervosas acabam estimulando a liberação de peptídeos opioides nos centros de regulação da dor do corpo humano, e possuem ação analgésica importante.

Os pontos de EA são semelhantes aos utilizados na Acupuntura Clássica Chinesa e produzem analgesia por maior tempo. O alívio da dor após terapia com EA pode reduzir a contratura muscular, permitindo a movimentação, melhorando a circulação local e estimulando o processo de cura.


© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia