Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
Tratamentos naturais ganham cada vez mais adeptos
Com o avanço da ciência, tornando o ser humano cada vez mais único através de testes genéticos, a medicina passou a adotar novas abordagens de tratamento. Dosagens personalizadas, associação de ativos em uma mesma composição, fórmulas individualizadas para cada paciente, passam a se tornar possíveis através das farmácias magistrais, também conhecidas como farmácias de manipulação. Diferente do que propõe a indústria farmacêutica, com dosagens ou concentrações padronizadas, as farmácias de manipulação ofertam um tratamento singular, levando em consideração todas as características de cada paciente de acordo com a prescrição do profissional de saúde.
Praticidade e Economia
Os medicamentos manipulados apresentam inúmeros benefícios. Dentre eles destaca-se a praticidade e economia, já que a prescrição é feita conforme período de tratamento, não havendo falta ou excessos, diminuindo o custo do tratamento.
Personalização
A manipulação dos medicamentos é feita de forma personalizada de acordo com a prescrição do profissional de saúde, sendo de uso único do paciente. A receita deve conter o nome do princípio ativo com sua concentração/dose, período de tratamento e posologia. Cada medicamento é rotulado com o nome do paciente, validade, fabricação, profissional prescritor, composição e posologia, facilitando a identificação e evitando o consumo por outras pessoas. Cada medicamento também é tarjado conforme as informações posológicas com o horário do dia destacado, evitando o consumo de forma errada.
Associação de ativos
De acordo com o tratamento de cada paciente o profissional de saúde pode associar em uma mesma formulação várias substâncias que tratam diferentes necessidades, desde que não haja incompatibilidade entre eles. Proporcionando maior comodidade e facilitando a adesão ao tratamento, pois em vez do uso de vários medicamentos, o paciente pode ter apenas uma formulação.
Formas Farmacêuticas Diferenciadas
Muitos pacientes apresentam dificuldade ao deglutir cápsulas e comprimidos. Tendo em vista isto é possível manipular os medicamentos em forma de sachês, comprimidos sublinguais, gotas, xarope, supositórios, chocolate, possibilitando ainda para pacientes alérgicos, fazer a manipulação de cosmético e medicamentos sem conservantes, corante, aromatizantes e essências.
Inovação Magistral
A 17 anos no mercado, A Essência Farmácia de Manipulação inova e conquista o mercado magistral através de sua gestão inovadora
Consideradas como referência no mundo, as farmácias magistrais brasileiras estão em amplo crescimento. Segundo dados da Associação Nacional de Farmacêuticos, em 2018 o Brasil já contava com 7,545 farmácias de manipulação espalhadas pelo território nacional, gerando 54 mil empregos.
Para Alessandra Pandossio, farmacêutica proprietária da A Essência Farmácia de Manipulação e membro da diretoria da Anfarmag-SC (Associação de Farmacêuticos Magistrais) desde a gestão de 2018, esse grande crescimento se dá por conta dos benefícios que a farmácia de manipulação proporciona ao paciente, possibilitando a personalização e economia no tratamento, já que o mesmo pode ser manipulado exatamente para o período que é necessário e nas dosagens específicas para cada caso de acordo com a receita do profissional prescritor. “É preciso compreender as necessidades e os desejos de cada consumidor, e assim pensar em seu bem-estar”
Tecnologia
O mercado magistral cresce a cada dia, contando com fornecedores de insumos farmacêuticos extremamente qualificados, disponibilizando produtos com tecnologias cada vez mais inovadoras e avançadas. Todos os anos o mercado magistral conta com o suporte de feiras de negócios e congressos, que proporcionam aos profissionais networking, conteúdo altamente qualificado, imersão nas mais diversas áreas do setor magistral e lançamento de produtos inovadores.
Gestão de Inovação
Focada na gestão de inovação, a farmácia A Essência atua no mercado magistral a 17 anos, ganhando destaque pelo seu atendimento personalizado, no qual procura ter um vínculo cada vez mais próximo com o cliente para assim entender as suas necessidades. Seus investimentos vão muito além do atendimento personalizado, contando também com controle de qualidade e controle nos processos. “Toda a parte de tomada de decisão é definida junto com nossa consultoria magistral, o que nos permite traçar estratégias desde o nosso setor técnico e de produção, até a entrega do medicamento ao cliente”, afirma Alessandra.
Departamento de Atualização Científica
Visando a propagação de informações, novos conhecimentos e divulgação de novos produtos para seus principais stakeholders, nos quais se destacam médicos, nutricionistas, biomédicos, odontologistas, entre outros profissionais da área, a A Essência desenvolve junto com a sua farmacêutica Cristina Coan a atualização científica da classe prescritora. Para cada visita é desenvolvido um planejamento, onde é selecionado os melhores conteúdos adquiridos em congressos e feiras nacionais e internacionais, conforme o profissional prescritor a ser visitado, levando desde material gráfico até amostras de novos produtos, procurando estreitar o relacionamento com estes profissionais e agregar no tratamento dos seus pacientes. “Esse contato direto e constante com os profissionais prescritores é primordial para mantê-los sempre atualizados das novidades do mundo magistral, como também facilita muito para entender as necessidades dos seus pacientes, pois desenvolvemos juntos estratégias exclusivas de tratamentos”, destaca Cristina.
Relacionamento com o Cliente
Desde 2018, a farmácia de manipulação A Essência passou a desenvolver um trabalho focado em relacionamento com o cliente, com o principal intuito promover a marca, prospectando novos clientes, aumentar seu marketing share, e destacar seus diferenciais competitivos. A empresa afirma que nos últimos dois anos o engajamento com a marca tem crescido de maneira surpreendente, apesar dos desafios de fazer marketing em uma área onde as normas para publicidade e propaganda dos seus produtos são extremamente rigorosas. “Desde o início procuramos desenvolver uma marca que se preocupe com o cliente, e com o seu bem-estar, procurando promover acima de tudo, saúde”, ressalta Alessandra.
Para Diogo Pereira, responsável pela gestão de marketing da farmácia, com o lançamento dos produtos personalizados da empresa, como camisetas, bonés, squeezes, e com o atendimento diferenciado visando a experiência do consumidor, as pessoas deixaram de ver a empresa apenas como uma farmácia de manipulação, elas começaram a vestir e gostar da marca, fazendo parte das suas rotinas diárias de exercícios físicos, momentos de lazer e ainda estimulando-as adotarem hábitos de vida saudáveis.
Alessandra ainda afirma que o mercado magistral está em ampla expansão, e o fato de sua empresa vender para diferentes países entre eles EUA e Austrália, é um sinal de que o Brasil tem feito um trabalho exemplar nesta área. “Nossos clientes viajam para o exterior e se programam para levar junto com eles seus produtos manipulados, onde acabam indicando a empresa para pessoas conhecidas que moram fora do país. Esta proporção torna-se muito gratificante à proporção que o nosso trabalho vem ganhando. Em termos de marketing e relacionamento com o cliente ainda há muito a ser desenvolvido, visando sempre a experiência do consumidor com a marca e seu bem-estar”, comenta a farmacêutica.