
Facetas em Resina: Restauração e Beleza Natural para o Seu Sorriso

Drª. Thaise de Stefani
CRO/SC 14603
Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
CRO/SC 14603
A saúde bucal tem avançado de forma significativa nas últimas décadas, com novas técnicas e materiais de excelência surgindo para restaurar dentes danificados ou comprometidos. No entanto, em meio a esses avanços, estamos vivenciando uma tendência que merece reflexão: a banalização dos implantes dentários e dos tratamentos invasivos como primeira opção.
Com tanta tecnologia disponível, é hora de valorizar o que a odontologia moderna oferece para preservar o que é naturalmente nosso — o próprio dente.
O avanço dos materiais odontológicos, como resinas e cimentos de alta resistência e das técnicas de preservação, como as restaurações adesivas e os tratamentos endodônticos mecanizados oferecem aos profissionais mais possibilidades de salvar o dente natural.
Embora os implantes dentários sejam uma alternativa revolucionária e, em muitos casos, a melhor solução para repor um dente perdido, eles não devem ser tratados como a primeira opção em casos onde ainda há possibilidade de salvar o dente natural. O implante deve ser nossa última opção, indicada apenas quando todos os recursos de preservação dental foram esgotados. Isso se dá porque, apesar de serem duradouros, os implantes não são infalíveis. Falhas de implante podem ocorrer devido a fatores como sobrecarga oclusal, doenças periodontais e até condições sistêmicas do paciente, como diabetes ou tabagismo. Esses fatores podem comprometer a integração do implante ao osso e, eventualmente, levar à sua perda.
E, ao contrário do que muitos pensam, o implante não é uma solução definitiva, pois também pode exigir manutenção e cuidados específicos ao longo dos anos. Por isso, em casos onde o dente natural pode ser salvo por meio de restaurações, tratamentos de canal e novas técnicas de reconstrução, essas alternativas devem ser priorizadas para garantir a saúde bucal de forma menos invasiva e com o mínimo de alterações.
Salvar um dente natural sempre que possível é investir em uma odontologia de qualidade, que respeita a biologia do paciente e minimiza riscos futuros, proporcionando uma saúde bucal mais sólida e duradoura.
Mais artigos de