O que fazer antes, durante e depois do carnaval

Blog
Fevereiro e junto dele o Carnaval. Para os foliões mais animados que desejam aproveitar todos os dias de diversão, surge a grande preocupação: como manter o pique e evitar a ressaca?
Os principais erros cometidos durante o carnaval são: excesso de bebida alcóolica, ingestão de alimentos gordurosos ou falta de alimentação e pouca de hidratação. Tomando alguns cuidados é possível curtir as festividades com muito mais disposição.
Antes da folia
A preparação para os dias de festa deve acontecer 3 dias que antecedem o carnaval. Como a folia ocorre em “alta intensidade” o ideal é consumir nos dias que antecedem a festa, fontes de carboidratos: pães, massas, arroz, granola, aveia, aipim, são boas pedidas para quem deseja ter energia de sobra para os 4 dias de animação.
Durante os dias de festa
Uma boa dica para evitar comer opções nada saudáveis vendidas por ambulantes é carregar no bolso barras de cereais ou sachê de carboidrato em gel. São opções que ajudam a manter a energia em alta e são práticos de carregar.
Alimentos gordurosos como salaminhos, cachorro quente, espetinhos, costumam ser de difícil digestão ocasionando cansado e indisposição. Para evitar esses sintomas, leve também frutas secas, sementes, as quais são muito práticas podendo ser levados no bolso.
O que também não pode deixar de lado é a boa hidratação: nesses dias ocorre excessiva perda de líquidos pela transpiração, por isso, o mais indicado é abusar da água mineral, sucos de frutas e água de coco.
O que muitos não sabem é que o excesso de bebida alcóolica também causa desidratação. Pra não ter problemas, as principais orientações são: não ficar de estômago vazio, beber água entre uma dose e outra e fugir das misturas alcóolicas e com energéticos.
Depois do estrago
Se a ressaca já se instalou, a dica primordial continua sendo: beba bastante líquido! Especialmente os sucos de frutas não ácidas: melão, melancia, kiwi, pera e morango. Isso fará com que seu estômago, ainda muito sensível e irritado pelo excesso de álcool, se recupere aos poucos além de repor os níveis de glicose sanguínea. Quanto à alimentação nesta fase, manter o consumo de alimentos leves, frutas secas, sementes é uma ótima pedida. Vale a pena também investir em sopas e sucos desintoxicantes. Sucos verdes com folhas de couve, salsinha, hortelã e sálvia, por exemplo, são indicados. Comer frutas vermelhas, gengibre, brócolis, couve-flor, alimentos integrais e proteínas de origem vegetal também ajudam, e muito, a curar a ressaca.
Suchá de melancia com erva doce:
- Chá de erva doce 200ml
- Melancia 1 fatia pequena 100g
- Hortelã 2 folhas médias
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.