
Hemocromatose Hereditária - Um Inimigo Oculto

Drª. Mirna Iris Philippi
CRM/SC 4390 / RQE 2876
Acompanhe as novidades e dicas de saúde e bem-estar
CRM/SC 4390 / RQE 2876
Quem já não passou por esta situação ou viu alguém se queixar de que tratou sua anemia, mas voltou ou que nem chegou a melhorar?
E muitas vezes recebeu tratamento com comprimidos a base de ferro e nada de melhorar.
Por que será que isso ocorre?
Em primeiro lugar é preciso sempre lembrar que anemia não é a doença em si mas um sintoma ou seja um aviso de que alguma coisa está acontecendo com seu organismo e a resposta é a anemia.
Dito isso o que precisa ser feito é investigar, ou seja, sair em busca do que está causando a anemia.
O motivo mais comum de anemia é por falta de ferro. Estima-se que cerca de 80 a 90% das anemias são ferroprivas. Neste ponto precisamos entender que é necessário um equilíbrio das reservas de ferro no nosso organismo para que a produção de sangue se processe corretamente. Então para que ocorra anemia é porque este equilíbrio foi quebrado.
Em resumo é preciso ingerir quantidades de ferro adequadas e não ter perdas sanguíneas.
Então não é difícil entender que uma má alimentação é o suficiente para causar anemia. E isso ocorre principalmente entre adolescentes e idosos que substituem aquela refeição que contempla ingesta de carnes, feijão, verduras, legumes por um hamburguer ou uma pizza.
Resultado disso: Anemia
Outra causa importante de anemia é por perda sanguínea. Na mulher é comum haver perda menstrual em excesso, muitas vezes não identificada pelo Ginecologista que foca em outros detalhes. É no consultório do Hematologista que a avaliação da quantidade desta perda é mensurada e é muito comum ter que reduzir ou abolir a menstruação. E só assim se consegue resolver uma anemia que se arrasta há anos, não responde a tratamentos ou que retornou após ter sido tratada.
Já nos homens temos que ficar atento as perdas gastrointestinais como gastrites, úlceras gástricas, hernias de hiato muito volumosas, doenças diverticular dos colons, embora ocorram também na mulher. Muita atenção ao uso de anti-inflamatórios não hormonais, grandes causadores de sangramentos gastrointestinais.
Temos ainda anemia por falta de vitamina B12, muito comum nos idosos. Esta vitamina está presente nas carnes de gado, aves, suínos, peixes, leite, ovos, queijo, iogurte e outros derivados de leite.
Além da anemia a deficiência de B12 vem acompanhada de sintomas neurológicos como formigamento nas mãos e pés, dores nas pernas, principalmente quando vai dormir, falta de memória, desânimo, apatia que as vezes confunde até com depressão. Nestes casos quando se institui o tratamento a resposta costuma ser muito boa e o paciente refere uma melhora notável.
A falta de folatos presentes no feijão, lentilha, ovos e nos vegetais de folhas verdes escuras como, espinafre, brócolis, couve, também pode levar a uma anemia semelhante a observada na falta de vitamina B12.
Existem ainda outras causas de anemia como nas doenças crônicas, anemias hemolíticas hereditárias e adquiridas, doenças da medula óssea como mielodisplasias e leucemias.
Um outro grupo de pacientes que não posso deixar de citar são os que fizeram cirurgia bariátrica. Dependendo do tipo da cirurgia realizada não vai mais haver absorção de ferro e vitamina B12 pelo estômago e duodeno.
Então nestes casos precisa fazer a reposição do ferro por via endovenosa e da vitamina B12 por via intramuscular.
Resumindo então, sempre é necessário primeiro identificar corretamente a causa da anemia, para só então sair em busca do tratamento correto. Se não seguir estes passos as chances de não resolver a anemia são muito grandes.
Mais artigos de