Não compartilhe roupas e toalhas com outras pessoas
Utilize absorvente externo somente no período menstrual .Troque-o em média de 4/4h.
Não utilize protetores diários (carefree)
Utilize roupa íntima com fundo de algodão. Evite sempre que puder os tecidos sintéticos
As peças íntimas devem ser colocadas para secar em local ventilado e preferencialmente expostas ao sol. Evite deixá-las secando no banheiro (devido umidade). Passe a roupa íntima antes de colocar na gaveta.
Evite ficar durante todo o dia com roupas justas e apertadas, principalmente aquelas de tecidos sintéticos, que provocam atrito excessivo e aumento do calor e umidade local. Caso seja inevitável , ao chegar em casa troque a roupa por uma mais folgada e arejada.
Prefira dormir sem roupa íntima (arejar a região genital).
A higiene pessoal deve ser feita da vulva para o ânus. Após evacuar prefira lavar à usar papel higiênico.Se não puder lavar, prefira lenços umedecidos.
A área genital externa deve ser lavada durante o banho com água corrente, sabonete neutro e sempre com enxagüe adequado. Não realizar ducha vaginal.
A higiene diária deve ser feita no mínimo 2x ao dia
A higienização também deve ser realizada após relação sexual e atividade física, evitando que secreções e suor irritem a pele.
O tipo de depilação dependerá do gosto de cada mulher. Recomenda-se aparar com tesoura os pelos mais compridos, utilize lâminas/aparelhos ou cera descartável. O intervalo entre as depilações deve ser a maior possível.
Não faça banho de assento sem indicação médica.
Não utilize pomadas ou cremes vaginais sem indicação médica.Eles são específicos e podem dificultar o diagnóstico.
Nem todo corrimento é infecção.Na presença de corrimento branco ou amarelo claro sem odor e sem coceira reveja as orientações acima.