Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Dr. Rodrigo Matos

Conselho Regional: CRO/SC 6949

Cirurgião Dentista

Sobre mim

O Dr. Rodrigo Matos possui mais de 10 anos de experiência na Odontologia. Cursou a graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Posteriormente fez Especialização e Mestrado em Ortodontia e Ortopedia Facial na PUC/RS em regime integral, que foi concluído no ano de 2005. A partir desta data se dedicou exclusivamente a prática da ortodontia.

Atualmente possui consultório privado em Criciúma, é coordenador da equipe de Ortodontia da Fundação para Reabilitação de Deformidades Crânio Faciais (FUNDEF-Lajeado/RS) e do curso de especialização em Ortodontia da mesma instituição. Também é coordenador do Curso de Especialização em Ortodontia da Unesc-Criciúma/SC.


CURRÍCULO:

Cirurgião Dentista graduado pela UFSC (CRO/SC 6949) (CRO/RS 15947)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial
Coordenador da equipe de Ortodontia da FUNDEF-Lajeado/RS
Coordenador do curso de especialização Ortodontia da FUNDEF-Lajeado/RS
Coordenador do curso de especialização Ortodontia da Unesc-Criciúma/SC
Membro da AB

Consultórios de Dr. Rodrigo Matos

 Criciúma/SC

Coronel Pedro Benedet, 505 Centro
, Sala 508

Últimos artigos de Dr. Rodrigo Matos

ORTODONTIA PARA ADULTOS

31/08/2018

Atualmente sabe-se que não existe limite de idade para realização de tratamento ortodôntico, por isso, cada vez mais os pacientes adultos estão realizando este tipo de tratamento como parte de um plano multidisciplinar envolvendo outras especialidades.

Dentre as queixas desses pacientes estão a busca por uma melhor estética, onde o tratamento ortodôntico vai proporcionar o alinhamento e nivelamento dos dentes e do sorriso. Além disso, pessoas que desejam fazer procedimentos de prótese ou implante normalmente precisam fazer a correção da posição dentária para obter um resultado final mais adequado e funcional.

Perdas ósseas e retrações gengivais não contra indicam a utilização do aparelho ortodôntico, pelo contrário, o tratamento quando bem executado, vai melhorar a estética e função, ajudando a aumentar a longevidade dental.

O perfil desses pacientes normalmente requer aparelhos mais discretos, pois os mesmos não querem usar os aparelhos convencionais metálicos, por isso as alternativas seriam aparelhos de safira ou o Invisalign, que são transparentes e mais estéticos.

É importante enfatizar que não existe mágica, independente do aparelho escolhido: autoligado, safira, invisalign ou metálico, o tempo de tratamento será semelhante entre eles. Mesmo assim, uma consulta ao especialista é fundamental para que se possa avaliar a melhor alternativa de tratamento, quais as limitações de cada caso e qual o aparelho mais indicado.


Ortodontia e Ortopedia Facial

18/01/2018

Ortodontia e Ortopedia Facial


Os objetivos da ortodontia moderna podem ser resumidos como a criação do melhor equilíbrio entre a estética dental e facial, função e estabilidade dos resultados obtidos. Para isso, conceitos básicos de biologia, diagnóstico, oclusão e mecânica devem ser rigorosamente aplicados. A escolha de profissionais capacitados e comprometidos com os resultados e a satisfação dos seus clientes talvez seja a principal etapa antes de iniciar um tratamento ortodôntico.

O ortodontista atua em diversos segmentos, podendo atuar desde a prevenção até tratamentos mais complexos envolvendo deformidades crânio facias e interação com a cirurgia ortognática. O tratamento do ronco e apnéia, através dos aparelhos intra orais, também são uma área de atuação do ortodontista.


Tratamento Ortodôntico Preventivo 


A prevenção é sem dúvida a melhor maneira de se iniciar os cuidados com o posicionamento dos dentes. A partir do momento que a dentição decidua esteja completa, por volta dos 3 aos 4 anos de idade, uma visita ao ortodontista ja deve ser marcada. Para alguns casos, quanto mais cedo iniciarmos o tratamento melhor, podendo assim aproveitar a fase de crescimento.


Ortodontia Para Adultos


Atualmente sabe-se que não existe limite de idade para realização de tratamento ortodôntico, por isso, cada vez mais os pacientes adultos estão realizando este tipo de tratamento como parte de um plano multidisciplinar envolvendo outras especialidades.

Perdas ósseas, retrações gengivais não contra indicam o tratamento. O tratamento em idades mais avançadas não vai provocar a perda dos dentes, pelo contrário, ele vai melhorar a estética e função, ajudando a aumentar a longevidade dental.


Aparelhos Estéticos


Os aparelhos estéticos são hoje uma realidade no consultório e possibilitam a realização do tratamento ortodôntico da mesma forma que os aparelhos convencionais. 

Os bráquetes de Safira se destacam pela excelente translucidez , permitindo um bom movimento dental e são muito estéticos.

Bráquetes cerâmicos autoligados são outra ótima alternativa, pois dispensam o uso de borrachinhas , que é o principal problema dos aparelhos de porcelana, pois pigmentam entre uma consulta e outra. Como eles não possuem os elásticos conseguem manter a mesma cor durante todo o tratamento.

O Invisalign é uma técnica americana de ortodontia que usa alinhadores transparentes para movimentar os dentes gerando muito mais conforto e comodidade para o paciente. Confeccionado de forma totalmente personalizada, é a técnica de escolha para quem não quer ter acessórios colados aos dentes.

Apesar da infinidade de aparelhos novos que vão surgindo no mercado, nem todos os pacientes estão aptos a usar qualquer sistema, por isso um correto diagnóstico e um adequado plano de tratamento são fundamentais para se obter um resultado excelente e estável, evitando assim a necessidade de um retratamento futuro.


Tratamento das Deformidades Crânio Faciais


As deformidades crânio faciais  englobam desde leves alterações entre o posicionamento da maxila e da mandíbula, até síndromes complexas com grandes alterações faciais.

O tratamento é multidisciplinar sendo que o Ortodontista desempenha um papel crucial, pois é ele que prepara o posicionamento dos dentes para permitir que seja feita uma boa cirurgia.


Tratamento do Ronco e Apnéia


O tratamento dos distúrbios do sono, principalmente ronco e apnéia, tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade moderna. Várias são as formas de tratamento, sendo necessária a interação entre diferentes profissionais da área da saúde. Os aparelhos intra orais, confeccionados pelo ortodontista, tem obtido excelentes resultados e tem ótima aceitação pelos pacientes.





 

Este profissional não recebeu nenhuma opinião ainda
© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia