Ao contrário do que se pensava,hoje é possível chegar a terceira idade e ostentar um belo sorriso. E para preservar os dentes por mais tempo,os idosos contam agora com um grande aliado: o odontogeriatra.
A Odontogeriatria é o ramo da odontologia que se dedica ao idoso, ocupando-se da prevenção,diagnóstico e tratamento das doenças agudas e crônicas da boca e sua recuperaçãofuncional. Levando sempre em conta condições médicas,sociais e mentais do indivíduo,relacionando-as com o envelhecimento normal do sistema.
Na terceira idade,o tratamento odontológico especializado se torna ainda mais importante.Nessa fase,os pacientes sofrem mudanças como o aparecimento de doenças sistêmicas,o uso de múltiplos medicamentos e o aumento de incapacidades,o que exige cuidados especiais.
Principais alterações na saúde oral ligadas ao envelhecimento:
- edentulismo,ou seja,perda dos dentes;
- ronco,causado freqüentemente pela apnéia do sono;
- redução do conteúdo fibroso do ligamento periodontal,tomando o paciente mais susceptível a doenças periodontais,ou seja,doenças bacterianas que causam a perda das estruturas de suporte dos dentes e como consequência ,a perda dos próprios dentes;
- aumento do numero dos grânulos de Fordyce,o que pode ser percebido pelo aparecimento de manchas brancas nos lábios;
- alterações degenerativas que causam dores,nas articulações junto ao ouvido e estalos durante a mastigação;
- diminuição da celularidade da mucosa gengival,o que faz com que a gengiva fique mais flácida;
- presença de varizes linguais,principalmente no ventre da língua;
- redução do paladar;
- redução da saliva.
Preserve seu sorriso e lembre-se,seus dentes são seu cartão de visitas.