Devolver os dentes perdidos vai muito além da estética oral, é uma questão de saúde geral. Quantas vezes já ouvimos que nossa saúde começa pela boca??... Mas você realmente sabe o significado dessa frase??....
Pois bem vou explicar brevemente:
- Para a saúde iniciar pela boca nós precisamos primeiramente dos dentes. São eles os responsáveis pela trituração, mastigação, deglutição e fonação. Conforme a qualidade dos dentes acabamos selecionando o tipo de alimento, e esse interfere diretamente na nossa saúde. Pessoas com falta de dentes ou próteses mal adaptadas tendem a selecionar alimentos mais pastosos, e esses na maioria são pobres em fibras e ricos em açúcar, o que favorece ao surgimento de doenças sistêmicas como diabetes, aumento de peso, problemas estomacais sendo o mais grave o câncer de estômago.
E qual a maneira mais correta de devolver os dentes perdidos???
Existem diferentes maneiras e métodos de reabilitar dentes perdidos. Entre os tratamentos mais modernos e que devolvem em porcentagem o efeito mastigatório comparado aos dentes naturais são os implantes dentários. Os demais métodos ( dentaduras móveis) por exemplo, reabilitam em 40 % o poder mastigatório, ou seja possui maior efeito estético do que funcional. Mas entre as opções de ficar com a falta dos dentes ou instalar próteses essa acaba sendo a melhor opção quando o paciente não pode realizar implantes dentários.
Em termos de custo o qual o mais vantajoso?
Essa resposta é extremamente pessoal, pois não podemos analisar o tratamento como investimento único, devemos pensar no benefício que esse nos proporciona ao longo dos anos aumentando a qualidade de vida. Não existe preço que pague o valor de um sorriso que proporcione conforto, segurança e função. Para cada situação clínica existe a indicação do melhor tratamento, e esse muitas vezes pode ser realizado de diferentes formas, que conforme a situação terá um preço.
Dica: Se a boca é a entrada de tudo o que mantém a máquina humana viva, não esqueça que, precisamos passar por revisão e manutenção constante para vivermos com qualidade de vida.