Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Dr. Sergio Koloszwa

Conselho Regional: CRM/SC 25609 | RQE 16148 - 16149

Acupuntura/Fisiatria

Consultórios de Dr. Sergio Koloszwa

 Criciúma/SC

Augusto Dos Anjos, 270 Pio Corrêa

Segunda a Sexta-feira, em horário comercial

Últimos artigos de Dr. Sergio Koloszwa

Acupuntura: uma terapia eficaz para as dores crônicas A acupuntura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.

03/01/2019

Dor crônica é aquela que persiste ou recorre por mais de três meses, persiste por mais de um mês após a resolução de uma lesão aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. As causas incluem doenças crônicas (câncer, artrite, diabetes), dores musculoesqueléticas (dores musculares, hérnia de disco, tendinites) e várias doenças primárias (dor neuropática decorrente da diabetes, fibromialgia, cefaleia crônica). Um recente estudo, publicado em 2017 na The Journal of Pain, uma das mais importantes revistas sobre dor no mundo, reuniu informações de diversos estudos para avaliar a eficácia da acupuntura nas dores crônicas causadas por 4 condições: dor musculoesquelética (dor muscular) inespecífica, osteoartrite, dor de cabeça crônica e dor no ombro. No total, foram analisados os dados de 20.827 pacientes e a acupuntura foi superior ao placebo (chamada de acupuntura “Sham”, quando as agulhas são inseridas em locais incorretos e aleatórios) e aos grupos controle sem acupuntura, para cada condição de dor avaliada. Também verificaram que os efeitos da acupuntura são duradouros, perdendo apenas 15% dos benefícios dentro de 1 ano. A explicação para tal melhora vem da comprovada liberação de opioides endógenos (analgésicos produzidos pelo próprio organismo) no Sistema Nervoso Central, entre eles a Endorfina e a Encefalina, além de neurotransmissores que ativam vias inibitórias da dor, como a Serotonina e Noradrenalina. Quando essas vias inibitórias são ativadas, promovem melhora da percepção dolorosa dos pacientes, especialmente em condições crônicas, quando ela se encontra exacerbada. "Também é comum o alívio de outros sintomas que estão presentes no paciente com dor crônica, como por exemplo a melhora da qualidade do sono e do humor." Também é comum o alívio de outros sintomas que estão presentes no paciente com dor crônica, como por exemplo a melhora da qualidade do sono e do humor e a regularização do apetite e do sistema imunológico. Isso ocorre porque o procedimento invasivo (agulhamento) libera no Sistema Nervoso Central, especialmente no sistema Límbico (responsável pelo componente afetivo da dor), substâncias relacionadas ao controle das emoções, como é o caso da dopamina. Tais condições dolorosas mostram a importância do acupunturiatra ser médico por formação (com especialidade na área), pois cabe a ele investigar as causas, fazer o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado. O conhecimento médico conduz a uma forma peculiar de manejar clinicamente os pacientes por meio do procedimento com agulhas.


FISIATRIA E ACUPUNTURA: CONTRA DOR, PARA REABILITAR

31/08/2018

Fisiatria ou Medicina Física e Reabilitação é a área da medicina responsável pelo tratamento de uma ampla variedade de doenças que causam algum grau de incapacidade, o que engloba desde casos mais leves como dores nas costas (lombalgia), tendinites, dores musculares até lesões mais graves como seqüelas de um "derrame" cerebral (acidente vascular cerebral) e amputados.

Seu objetivo é restabelecer as funções que estão prejudicadas pela doença utilizando múltiplos recursos e, muitas vezes, trabalhando em associação com outros profissionais de saúde.

O tratamento proposto pode envolver a prescrição de medicamentos, infiltrações (com anestésicos e corticoides para casos de dor ou toxina botulínica para casos de espasticidade), acupuntura, técnicas de agulhamento seco e indicação para fisioterapia, terapia ocupacional ou psicoterapia.

Em resumo, o Médico Fisiatra é o clínico especialista em dor e reabilitação.

DOR MUSCULAR

Uma das condições tratadas pelo fisiatra é a dor muscular, muitas vezes negligenciada ou confundida com outras síndromes dolorosas, como as tendinites, bursites ou fibromialgia. 

Os músculos formam o maior órgão do corpo. Eles se recuperam rapidamente de um acometimento; porém, ocasionalmente, desenvolvem uma área dolorosa, o Ponto Gatilho Miofascial, que pode ser definido como um local muito doloroso dentro de uma faixa tensa de tecido muscular. A presença do ponto-gatilho associado a uma disfunção caracteriza a Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM). 

Comprovadamente, uma das mais eficazes formas de tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial é o agulhamento seco.

O agulhamento seco utiliza uma agulha fina, tal como utilizada na Acupuntura, e depende da estimulação e de reações no tecido muscular para obter seu efeito terapêutico. A ocorrência de contração muscular, denominada “twitch”, que é desencadeada na introdução de uma agulha, é sinal típico da SDM. É uma técnica relativamente nova usada por médicos em todo o mundo como parte do tratamento complexo de síndrome dolorosa miofascial crônica. 

ELETROACUPUNTURA

Outra técnica eficaz no tratamento da dor é a Eletroacupuntura (EA). É uma modalidade recente, utilizada para potencializar o efeito da Acupuntura em uma variedade de condições. Na EA, há uma passagem de uma corrente de pulso através dos tecidos do corpo por meio de agulhas de acupuntura, com fins de potencializar efeitos terapêuticos ou analgésicos.

As agulhas estimulam as fibras nervosas no músculo, e podem ser mais eficazes se eletricamente estimuladas, visando produzir contrações musculares locais. Estas fibras nervosas acabam estimulando a liberação de peptídeos opioides nos centros de regulação da dor do corpo humano, e possuem ação analgésica importante.

Os pontos de EA são semelhantes aos utilizados na Acupuntura Clássica Chinesa e produzem analgesia por maior tempo. O alívio da dor após terapia com EA pode reduzir a contratura muscular, permitindo a movimentação, melhorando a circulação local e estimulando o processo de cura.


Este profissional não recebeu nenhuma opinião ainda
© Lista da saúde 2019. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia