Esqueceu sua senha?

Não é cadastrado? Cadastre-se

termos do contrato

Já é cadastrado? Login

Drª. Flávia Corrêa Guerra

1 avaliações
Conselho Regional: CRM/SC 11997 - RQE 9986

Clínico Geral/Pneumologia

Consultórios de Drª. Flávia Corrêa Guerra

 Araranguá/SC

Praça Hercílio Luz, 678 Centro

 Turvo/SC

Av. Nereu Ramos, 1200 Centro

Últimos artigos de Drª. Flávia Corrêa Guerra

ASMA: CAUSAS, SINTOMAS E DIAGNÓSTICO

02/04/2018

A asma é uma doença respiratória crônica caracterizada por crises de falta de ar, chiado no peito e/ou tosse.Também pode ocorrer sensação de aperto no peito ou de respiração incompleta.

Algumas pessoas desenvolvem sintomas desde o nascimento enquanto outras só terão crises na adolescência ou na vida adulta. Não é incomum que as crianças asmáticas melhorem por volta dos 7 anos, fazendo os pais  acreditarem que estão curadas; essa, porém é uma idéia errada, visto que os brônquios de quem tem asma sempre será mais sensível e os sintomas podem retornar.


As principais causas de crises de asma são:


1- As alterações bruscas do clima.

2- Contato com poeira doméstica.

3- Contato com pólen, mofo ou cheiros fortes.

4- Contato com pêlos de animais.

5- Infecções respiratórias virais ( gripes e resfriados).

6- Exposição a fumaças.

7- Uso de alguns medicamentos.

8- Ingestão de alimentos.

9- Alterações emocionais e predisposição genética.


As exacerbações são mais freqüentes no inverno, porém é necessário que sejam tomados cuidados também no verão:  uso de ar condicionado em tempraturas muito baixas e sem correta higienização dos filtros; uso de piscina, devido ao cloro ser irritante das vias aéreas; tempestades de verão, com ventos fortes e poeiras;   

Também pode haver associação da asma com outras doenças, como rinite alérgicam urticária ou mesmo o refluxo gastroesofágico.

O diagnóstico de asma pode ser feito através da espirometria ou do teste de broncoprovocação, exames que, em conjunto com a avaliação clínica, serão capazes de confirmar o diagnóstico.

Apesar de não ter cura, a asma é uma doença que tem controle com o uso de medicamentos e cuidados com o ambiente. As medicações são seguras e efetivas e o tratamento deverá ser individualizado, respeitando as preferências e características do paciente, com o objetivo de evitar crises e permitir que o asmático tenha vida normal.

Priscilla inacio

Otima proficional!

© Lista da saúde 2018. Todos os direitos reservados.
Sisdado tecnologia